Raposa paraplégica ganha cadeiras de rodas e vive seus melhores dias

Por
em Notícias

Uma raposa paraplégica encontrada abandona foi resgatada e recebeu uma cadeira de rodas, e agora ela vive os seus melhores dias.

A raposa Asia foi achada, ainda filhote, por um casal que caminhava em Lexington, Kentucky, Estados Unidos. E devido a condição em que foi encontrada, sem os movimentos das patas traseiras, acredita-se que ela tenha sido rejeitada por sua família.

Todos merecem receber uma segunda chance. E a raposa Asia teve essa oportunidade quando PK Blankenship e o marido cruzaram o seu caminho e a acolheram.

O casal, compadecidos com o estado da criaturinha, decidiram apoiar-lhe. Levaram-na para o Kentucky Wildlife Center, centro dedicado ao resgate e a reabilitação da vida selvagem, onde está fazendo fisioterapia na tentativa de recuperar os movimentos.

"Asia atualmente usa a cadeira de rodas para deambular a pélvis e os membros posteriores, o que fornece suporte e ajuda a impulsionar o movimento", disse PK ao Metro.

Além de fazer a fisioterapia no centro, a americana estimula a raposinha em casa com exercícios que duram de 15 a 20 minutos. Os movimentos ajudam o cérebro a aprender a se reconectar e a entender como mover as pernas.

Junto com os exercícios de fortalecimento, a pequena é estimulada a brincar para ter uma vida 'normal'. E também faz um tratamento todas as semanas, onde entra em uma câmara para oxigenoterapia hiperbárica (OHB), o que ajuda a reduzir a inflamação e a dor, além de acelerar o processo de cura.

A família tem buscado todos os meios para ajudar Asia a se recuperar, e o esforço tem valido a pena. Os profissionais envolvidos perceberam uma grande melhora nos movimentos da mamífera.

Contudo, mesmo que ela se recupere 100%, não há chances de reintegrá-la à natureza, pois está no convívio dos humanos desde filhote e não saberia se defender sozinha de predadores.

"Mesmo que ela ganhasse o movimento de suas patas traseiras, não sabemos o que causou sua condição e não sabemos se poderia ocorrer novamente, o que a deixaria indefesa para fugir de predadores e encontrar comida", conclui PK.

Confira um dos momentos da Asia com a sua cadeira de rodas:

Por mais que não tenha probabilidade de voltar ao seu habitat natural, sabemos que Asia está sendo bem cuidada e amada. Que maravilha!

Veja também:

Olha a decoração do quarto deste CACHORRO ❤️

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube