Como fazer curativo em gato castrado? Médica veterinária esclarece dúvidas

Por
em Gatos

Embora seja um procedimento corriqueiro na rotina dos médicos veterinários, a castração em gatos é uma cirurgia e, por isso, os tutores precisam respeitar os cuidados pré e pós-operatórios, inclusive com os curativos. Com isso em mente, o Amo Meu Pet conversou com a médica veterinária e mestranda na área de saúde única, Brunna Ferreira, para esclarecer as principais dúvidas dos gateiros.

Primeiramente, Brunna ressalta que os tutores devem seguir os cuidados pré-operatórios do procedimento, considerando, é claro, a técnica cirúrgica e o protocolo anestésico utilizados para o animal.

"De maneira geral, o animal deve estar saudável e com o protocolo vacinal, controle de endoparasitas e ectoparasitas atualizados há, pelo menos, 15 dias. O jejum alimentar e hídrico deve ser respeitado, de acordo com a solicitação do médico veterinário responsável", explica.

Quanto ao pós-procedimento, a médica veterinária recomenda o uso de um colar elizabetano (cone) ou de uma roupa cirúrgica para garantir o processo de cicatrização.

"O uso é interessante para assegurar um adequado processo de cicatrização da ferida cirúrgica, uma vez que eles impedem que o animal coce o local", destaca Brunna.

Como fazer curativo em gato castrado?

Após receber alta hospitalar, Brunna descreve que os cuidados de limpeza e a frequência de limpeza da ferida devem ser seguidos conforme as orientações do veterinário responsável pelo animal.

"Se houver indicação, a área deve ser higienizada delicadamente com gaze embebida em um antisséptico com função bactericida (clorexidina) e, em seguida, deve ser seca. A ferida cirúrgica deve permanecer completamente coberta, com um curativo feito com gaze limpa e fita microporosa", orienta.

Além disso, ela ressalta que qualquer procedimento realizado pelo tutor na região da ferida deve ser feito com as mãos devidamente limpas. "As 'casquinhas' da ferida nunca devem ser retiradas, pois isso poderia atrasar o processo de cicatrização."

O que deve ser evitado

Como em qualquer procedimento cirúrgico, o período pós-operatório para felinos requer cautela. Além do repouso, Brunna recomenda que o gato não tenha acesso à rua e tenha um acesso limitado a outros animais de estimação da casa.

"Tanto a interação com outros animais quanto as atividades comportamentais típicas da espécie, como pequenas corridas e brincadeiras, devem ser supervisionadas com atenção. É importante evitar pulos e escaladas durante a primeira semana", alerta.

Brunna também sugere que o tutor supervisione a alimentação do gato, permitindo assim observar se há redução ou alteração no consumo.

"A supervisão do animal no pós-operatório pode permitir ao responsável identificar sinais de dor. Quando esses sinais forem identificados, devem ser imediatamente informados ao veterinário", conclui.

Redatora.