Meu gato me acorda de madrugada, o que fazer? Psiquiatra felina lista soluções para resolver problema

Por
em Gatos

Você é um apaixonador por gatos, mas as noites de sono tranquilo têm se tornado uma raridade porque seu gato te acorda miando ou faz muita bagunça de madrugada? Não se preocupe, pois trazemos para você uma série de soluções, listadas pela médica veterinária e psiquiatra felina, Larissa Rüncos, para resolver essa situação desafiadora.

Muitos proprietários de gatos enfrentam o problema de seus felinos acordando-os no meio da noite. Essa situação, embora desconfortável, é passível de solução, e a chave para isso está em compreender e atender às necessidades do seu gato.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Larissa enfatiza que é totalmente possível que um gato durma a noite inteira, mas isso requer algumas mudanças na rotina.

Uma das razões pelas quais os gatos tendem a ser hiperativos à noite é que passaram o dia sem muito o que fazer.

Enquanto os humanos estão ocupados trabalhando, os gatos estão descansando, acumulando energia para a noite.

“Aí quando a gente chega de noite cansado, o gato está recuperado e ele quer fazer coisas, a gente faz um pouco de coisas com ele, vai dormir, mas ele não tem mais sono, então ele acorda e vai miar”, exemplifica.

Larissa sugere 4 soluções práticas para ajudar os gatos a gastar energia durante o dia, para que possam dormir à noite. Confira:

1. Brincadeiras longas e intensas

Dedique tempo para brincar com o seu gato durante o dia, usando varinhas e outros brinquedos interativos que o façam se mover, pular e perseguir.

2. Enriquecimento alimentar

Use brinquedos de alimentação, como comedouros que desafiam o gato a trabalhar um pouco para obter sua comida. Isso mantém a mente do gato ativa e envolvida durante o dia.

3. Passeios

Se o seu gato está acostumado, leve-o para passeios curtos no hall do prédio, nas escadarias ou até mesmo em uma coleira peitoral. Isso proporcionará ao gato estímulos visuais e olfativos, ajudando-o a gastar energia.

4. Aumente o tempo de alimentação

Faça com que o seu gato gaste mais tempo se alimentando, seja por meio de comedouros que exigem esforço ou por meio de refeições mais frequentes ao longo do dia.

Conclusão

Com um pouco de dedicação e a implementação dessas mudanças na rotina do seu gato, é possível evitar que ele o acorde no meio da noite.

“É absolutamente possível conseguir que um gato durma a noite inteirinha conosco sem nos acordar de madrugada”, conclui a veterinária.

Assista o vídeo:

Quer acompanhar mais sobre o universo incrível dos gatos e as soluções da especialista? Veja mais dicas e conteúdos de Larissa, aqui!

Redatora.