Cadela corre em busca de ajuda após dona, uma idosa de 88 anos, cair no meio da rua durante passeio

Por
em Notícias

A cadela Sandy aprendeu desde pequena a pensar rápido em situações delicadas e que envolvem tensão. Treinada como animal de resgate, ela foi adotada pela aposentada Gwendola Johnson, de 88 anos, que mora na Califórnia, Estados Unidos, de modo a ajudá-la no dia a dia.

Poucos meses após ser adotada, Sandy precisou colocar em prática seu treinamento no abrigo: sua dona sofreu uma queda no meio da rua, a algumas dezenas de metros de casa, e precisou de ajuda para se levantar, pois sozinha não conseguiria.

Naquele dia, o coletor de recicláveis Kirk White estava passando no bairro para fazer a coleta de rotina. Ele já estava acostumado a ver Sandy observá-lo da janela, então, quando Sandy veio correndo do lado de fora, White soube na hora que algo estava errado.

Acontece que a casa da idosa fica no topo de uma ladeira íngreme. Ela caiu justamente no meio do caminho, impossibilitando a visão de White, que só conseguia ver a cachorrinha.

Sandy lutou muito para chamar a atenção do coletor, latindo até ele não conseguir mais ignorá-la. Curioso, ele foi até a ladeira e encontrou Gwendola caída no chão, pedindo ajuda.

“Ela estava no chão, incapaz de se levantar”, disse White. "Eu sei que estava muito calor naquela sexta-feira ... ver alguém no sol, não estava certo de jeito nenhum."

White ajudou Johnson a se levantar. Ele também verificou se ela não tinha ferimentos e, felizmente, ela parecia saudável.

Sandy salvou a vida de sua dona, mas ela não foi a única heroína naquele dia… A sensibilidade de White em compreender os sinais da cachorra, ao invés de ignorá-la por completo, foi absolutamente essencial para socorrer a idosa.

“[Ele] realmente fez um esforço. Nem todo mundo gosta [de cães]”, disse Malvar, neta de Gwendola. “Ele investigou e estava ciente o suficiente para saber que algo estava errado. Nós o amamos. Ele sempre terá amigos aqui.”

No entanto, White disse que estava apenas fazendo o que qualquer ser humano faria.

“Se trata de ajudar outro humano, é isso que devemos fazer”, disse o coletor. “Depois disso, eu estava pensando que quero uma cachorra como Sandy. Podemos aprender algo com os animais, sempre”, concluiu.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.