Cão celebra 10 anos curado de calazar após promessa para São Francisco de Assis feita por família

Por
em Notícias

Desde 2010, a família Ribeiro, de Piauí, cumpre uma promessa feita a São Francisco de Assis para salvar a vida do cãozinho Bidu.

Curiosamente, a promessa foi feita no dia 4 de outubro daquele ano, Dia Mundial dos Animais. Há dez anos, a lembrança feliz perdura.

Conforme conta Osinete Ribeiro, técnica em enfermagem e tutora do cão, Bidu havia adoecido de Leishmaniose Visceral e estava por um fio até que sua família pediu ajuda ao santo protetor dos animais da tradição católica - São Francisco de Assis.

O doguinho se recuperou completamente e, hoje, aos 12 anos de idade (já idoso), permanece sendo o xodó de Dona Osinete e seus filhos.

Todo dia 4 de outubro a família faz questão de relembrar a ‘cura milagrosa’ de Bidu.

A técnica em enfermagem adotou ele em 2008, quando ele tinha apenas alguns dias de vida. Pouco depois de completar 2 anos, o cachorro foi diagnosticado com Leishmaniose Visceral (calazar).

De acordo com a comunidade veterinária, a doença não tem cura e pode ser fatal, em especial com os cães. O diagnóstico chocou a família, que não tinha condições de custear o tratamento.

Firme em sua fé, Dona Osinete jamais perdeu a esperança: Bidu seria curado.

"Como sou apaixonada por animais e devota de São Francisco de Assis, fiz uma promessa na procissão e na missa", contou a técnica em enfermagem.

Menos de uma semana depois da procissão, o cãozinho passou por um segundo exame, e veio a surpresa: estava livre da doença.

"Ele tem 12 anos, é um cachorro extremamente saudável e brincalhão. Agradeço todos os anos pela vida dele a Deus e a São Francisco, que protegeu meu cachorrinho", disse.

Por que São Francisco de Assis é o santo protetor dos animais?

Por ter sido um jovem de alma sensível, cheio de amor aos pobres e a Deus, soube ver o rosto de Deus espelhado na natureza, não apenas nos animais, mas em tudo que Deus criou. Há muitas histórias de São Francisco com os animais. Uma das histórias sobre o santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente formando uma cruz. E em outra ocasião, ele amansou um lobo selvagem dizendo: “Venha aqui, irmão Lobo, mando-te da parte de Cristo, que não faças nenhum mal a mim nem a ninguém”. E quando estava no monte rezando, um pássaro lhe avisou que era a hora da oração da meia-noite.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.