Delegado Matheus Laiola dá voz de prisão em flagrante a homem que mantinha cães e gato acorrentados

Por
em Notícias

O delegado havia comparecido na residência há uma semana solicitando mudanças sobre as condições dos animais, como não foram atendidas, o homem foi preso com base na Lei Sansão.

Embora algumas pessoas entendam maus-tratos apenas como a violência, espancamento ou agressão, o crime contra os animais dentro da Lei Sansão também é configurado de outras maneiras.

Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em locais pequenos, sujos, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta, também são atos definidos como maus-tratos.

Infringindo alguns desses atos, um homem foi preso pelo delegado Matheus Laiola, em Curitiba, Paraná, no dia 12 de novembro. Laiola, é conhecido por ser ativo na causa voltada para o combate de crimes de maus-tratos contra os animais e foi o responsável por dar voz de prisão ao indivíduo.

Segundo o delegado, os agentes já haviam comparecido na residência uma semana antes orientando o homem a mudar as condições em que se encontravam seus dois cães e um gato: acorrentados, sem comida, sob a chuva e infestados de carrapatos.

Ao retornarem no local, o homem não havia cumprido a exigência, por isso, foi preso em flagrante. Laiola filmou o momento e compartilhou em suas redes sociais, onde teve grande repercussão.

Veja o vídeo do momento que o homem é preso:

Depois do ocorrido, os animais foram soltos, resgatados pela equipe policial e levados para a Casa Do Produtor, que se prontificou em doar o tratamento necessário para os animais.

Um deles, inclusive, já foi adotado. Veja o vídeo do antes e depois:

Já os outros animais estão disponíveis para adoção e estão sob responsabilidade da ONG curitibana Bicho Urbano.

Lei Sansão

A Lei que prevê de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda, foi sancionada há pouco tempo e a primeira prisão com base no código foi registrada dia 6 de outubro, conforme noticiamos. Relembre:

- Ocorre a primeira prisão de maus-tratos contra animais desde a sanção da Lei Sansão

Na ocasião, participou da prisão o autor da lei, o Deputado Federal Fred Costa.