Dono faz alerta sobre flor venenosa que quase tirou a vida de sua cadela

Por
em Notícias

O que era para ser apenas uma data comemorativa se tornou um evento assustador para Martin McKinley de Hartlepool, Inglaterra.

Enquanto comemorava o Dia das Mães com a sua família, celebrado no mês de março na Inglaterra, a sua cadela dachshund chamada Ruby acabou comendo três narcisos inteiros. O dono não imaginava que a flor era venenosa e oferecia risco à vida de Ruby.

Ruby é a primeira canina de Martin, então quando ele a viu comendo a flor, muito vendida na data, ele achou engraçado, mas a repreendeu. Cerca de 20 minutos depois, no entanto, Ruby começou a passar muito mal.

“Ela ficou doente repentinamente, então mandei uma mensagem para minha esposa e alguém disse à ela que essas flores eram venenosas e que precisávamos entrar em contato com um veterinário imediatamente. Ela estava muito mal e eu sabia que precisava de ajuda rapidamente”, disse Martin.

Segundo o portal de notícias Wales Online, rapidamente o dono de Ruby saiu para levá-la ao veterinário, mas como era noite, a única emergência aberta ficava em Middlesbrough, a cerca de 24 minutos de Hartlepool.

“Ela deve ter vomitado três ou quatro vezes no carro no caminho para lá e foi uma viagem bastante assustadora. Eu estava realmente preocupado com o quão mal ela estava”, relatou Martin.

Já na clínica, Ruby foi rapidamente levada para atendimento, e felizmente a equipe conseguiu estabilizar o seu quadro.

“Embora o envenenamento grave por narcisos seja raro, não é inédito, então é ótimo ouvir que Ruby se recuperou totalmente deste incidente. O caso de Ruby mostra como é importante manter itens potencialmente venenosos, incluindo flores, bem fora do alcance de todos os animais de estimação”, explicou um dos veterinários responsáveis por atender Ruby, Dave Hollinshead.

Além disso, Dave reforça a importância sobre os donos ficarem atentos para evitarem que os seus animais comam chocolates ou flores.

“Pode ser necessário um tratamento urgente se o seu cão comer algo tóxico, portanto, entre em contato com o veterinário o mais rápido possível, se estiver preocupado”, concluiu.

Após receber o tratamento adequado, Ruby pôde voltar para casa com o dono no mesmo dia.

“Obviamente, os narcisos estão por toda parte nesta época do ano e tenho certeza de que não sou o único dono do animal que não estava ciente dos perigos. Certamente estamos garantindo que eles estejam fora de alcance agora”, afirmou Martin.

Vídeo: plantas perigosas para os cães

A belíssima natureza tem uma vasta gama de plantas. E quem não gosta de decorar a casa com flores e plantas? Elas deixam o ambiente mais aconchegante e trazem energias positivas.

Para quem é dono de pet é preciso ter cautela na escolha da planta que irá integrar o seu ambiente, pois algumas são prejudiciais aos animais, então é sempre bom conversar com o paisagista ou florista para que esse profissional lhe indique quais as melhores opções para você.

O Perito Animal, canal de criação de conteúdos animais elaborados por profissionais da área, traz uma lista de 10 plantas tóxicas para os cães e quais os seus efeitos. Confira!