Idosa internada há dois meses recebe visita de sua cadelinha

Por
em Notícias

Uma cachorrinha visitou sua tutora de 84 anos que está internada em uma ala não covid em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O encontro foi possível graças à ajuda do projeto Pata Amiga, que visa melhorar o humor dos pacientes através da interação com pets.

Segundo o NSC, Hilda Grave está há dois meses internada no hospital São Lucas e contava para as enfermeiras que estava com saudades de sua “cãopanheira”, a cadelinha Marula, de 10 anos de idade. As duas moravam sozinhas antes da senhora ser hospitalizada.

Sabendo disso, o projeto Pata Amiga entrou em ação para trazer Marula para uma visita seguindo todas as recomendações de segurança e de higiene, como liberação do encontro pelo médico assistente, visita de apenas um animal por paciente e carteira de vacinação atualizada, além de outros critérios necessários. As acadêmicas de enfermagem da PUCRS, Carolina Bartholomay e Rafaela Ventura, que idealizaram e organizaram o reencontro.

O resultado pode ser visto no vídeo compartilhado no Facebook do hospital:

O projeto Pata Amiga surgiu em 2019 e visa utilizar cães de terapia para melhorar o estado de saúde dos pacientes.

Que benefícios?

Os doguinhos de terapia trazem uma leveza para o ambiente "pesado" do hospital. Como a presidente da TeraPET, Kariny Quidute, comentou ao G1:

“Traz muitos benefícios, né? Acalma o paciente, leva muita alegria, distrai, principalmente o pessoal da área assistencial que tá ali naquela loucura da rotina, do dia a dia, e quando a gente chega é alegria total. O público é afetado da hora que a gente entra até a hora de saída. É impossível o projeto chegar e não ser notado.”

A Prof. Dra. Elizabeth Galvão compartilhou no blog de saúde Multisaúde, alguns outros benefícios que a cão de terapia proporciona: melhora a adesão ao tratamento, auxilia no enfrentamento de procedimentos dolorosos, reduz a ansiedade e o sentimento de solidão, desenvolve a autoestima e autoconfiança, entre outros.

Ficamos felizes pela senhora Hilda por ter seu pedido atendido pela equipe hospitalar e pela equipe lhe proporcionar um momento de alegria nesta época penosa em que vivemos.

Estudante de jornalismo que é apaixonado por tudo que tenha super-heróis, dragões e faroeste (ele se pergunta todo dia quando que vai lançar um filme misturando os três). Gosta de ler, com um favoritismo em fantasia (por que será?) e adora ver séries em geral. Ama estudar sobre criatividade e sociologia. Tem uma doguinha perfeita e sem defeitos chamada Athena. Também gosta de cinema e matar tempo nas redes sociais vendo memes.