Gato é adotado por delegacia e ganha cargo de 'delegato'

Bartolomeu foi resgatado pela unidade e agora é chefe da delegacia fictícia de Proteção Animal.

Por
em Gatos

Um gatinho de rua ganhou o cargo fictício de "delegato" após ser adotado pela Delegacia de Polícia Civil de Americana, em São Paulo. O gato, chamado Bartolomeu, apareceu na unidade em uma madrugada de março, machucado e com fome. Os funcionários prestaram cuidados ao felino, que desde então não saiu mais de lá.

Bartolomeu conquistou rapidamente o coração dos policiais. Além de ganhar um lar, ele também se tornou um membro fictício da equipe, com direito a farda e departamento.

Segundo o portal G1, a "rotina de trabalho" de Bartolomeu consiste em tomar sol na escadaria durante as manhãs, atender o público e fazer patrulha no quarteirão.

"Aqui na delegacia, ele conhece o prédio inteirinho. Ele anda, volta, sai, mas nunca sai daqui da frente, do atendimento ao público", explica o servidor Jota Silva, ao portal G1.

De acordo com a delegada Regina Castilho, ao portal G1, a equipe da delegacia forneceu todos os cuidados necessários ao gato. Ele foi castrado, vacinado e teve acompanhamento veterinário.

O gatinho merece todos os cuidados, pois, segundo ela, Bartolomeu também cuida dos "colegas" de trabalho, aliviando o estresse da rotina dos policiais.

Cabo Oliveira, o caramelo

Outro caso semelhante ocorreu no Rio de Janeiro com um cachorrinho caramelo chamado Cabo Oliveira. A história ficou popular no ano passado, quando viralizaram imagens do doguinho de farda.

O vira-lata Caramelo apareceu no 17º Batalhão da Polícia Militar do Rio, em 2019, machucado e com fome. O cão foi resgatado pelo policial Cristiano Oliveira, que resolveu batizá-lo com seu sobrenome, além de atribuir-lhe uma patente.

Atualmente, o cachorrinho possui mais de 117 mil seguidores no Instagram (@oliveira17bpm) e se tornou o mascote oficial da Polícia Militar do Rio.

Você pode ler mais sobre essa história aqui.

Confira algumas imagens do Cabo Oliveira, disponíveis em seu perfil do Instagram:

Percy, a coelha policial

O cargo de policial pet não se limita apenas a cães e gatos. Nos Estados Unidos, uma coelhinha resgatada por um agente da polícia também se tornou "policial" e ganhou uma fardinha.

Percy foi encontrada em uma avenida que leva o mesmo nome que ela. A coelhinha estava perdida e foi levada até a delegacia. No entanto, não conseguiram localizar seus donos.

O Departamento da Polícia de Yuba City, Califórnia, decidiu adotar o animal e promovê-lo ao cargo de "oficial do bem-estar".

"A agente Percy passa os dias no departamento de polícia e é um animal de suporte para todos nós", diz um trecho de uma publicação na página do Facebook do departamento.

Você pode ler mais sobre essa história aqui.

Confira algumas imagens da coelhinha:

Redatora.