Como saber se uma gata está grávida? Médico veterinário explica primeiros sintomas

Por
em Gatos

Saber identificar se uma gata está grávida é um tanto desafiador para quem não tem conhecimento técnico no assunto. Em razão disso, o Amo Meu Pet conversou com o médico veterinário e especialista em comportamento animal, Vitor Gonçalves Teixeira, para compreender melhor o período gestacional nas gatas.

O primeiro sintoma de uma gata grávida é o aumento do tamanho das mamas e a mudança na coloração, que se torna mais rosada.De acordo com Vitor, isso acontece entre 15 a 18 dias após a ovulação.

“Durante a gestação, o peso da gata aumenta de forma gradativa. O desenvolvimento das mamas se intensifica no último terço da gestação, as mamas se tornam ainda mais rosadas e o leite aparece cerca de 24 horas antes do parto”, explica.

Além disso, o especialista em comportamento animal destaca que o diagnóstico clínico da gestação pode ser feito a partir do 17º dia de gestação por meio da palpação de discretas estruturas esféricas na região abdominal.

“Os ruídos cardíacos fetais podem ser perceptíveis à ausculta nos últimos 15 dias de gestação”, descreve.

Outros sintomas e sinais não verbais

Assim como as humanas, as gatas também apresentam alguns sintomas causados pela gestação. No entanto, normalmente eles surgem em períodos diferentes.

“No terço final da gestação, é comum que gatas apresentem enjoos, fraqueza e cansaço. Além da temperatura corporal cair de 0,5 a 1°C cerca de 12 horas antes do parto”, pontua Vitor.

Nas gatas, a gestação dura entre 65 a 66 dias e, normalmente, as mudanças comportamentais são observadas mais nas últimas semanas da gestação.

“É comum que sejam observadas mudanças comportamentais em relação à companhia humana, tanto no sentido de buscá-la quanto no sentido de evitá-la.

Com a evolução gestacional, pode haver diminuição da ingestão alimentar e prostração”, lista o médico veterinário.

Vitor também aponta que uma semana antes do parto, a gata pode apresentar comportamento de ninho, ou seja, as felinas buscam um local isolado onde possam parir tranquilamente e, após o parto, manter seus filhotes seguros.

Quais exames confirmam a gestação?

Diferentemente das mulheres, que produzem a gonadotrofina coriônica humana (hCG), as gatas não produzem gonadotrofinas específicas da prenhez, ou seja, exames laboratoriais não detectam a gestação.

Vitor salienta que a ultrassonografia é o exame de imagem preferencial para detecção e monitoramento da gestação felina e alerta:

“Embora a radiografia possa ser usada para a confirmação, não é aplicável ou recomendada para todos os casos clínicos”.

Métodos contraceptivos

Há algumas décadas, era comum a indicação de fármacos contraceptivos para evitar que as gatas engravidassem. No entanto, Vitor destaca que o uso desses apresenta diversos efeitos colaterais.

“O uso desses pode causar hiperplasia mamária, neoplasias mamárias, hiperplasia e mineralização endometrial, piometra, aborto, atraso no parto e malformações, podendo, inclusive, ocasionar a morte do feto se usado durante o período de gestação. Dessa forma, seu uso é contraindicado”, alerta.

Posso usar alguma medicação durante a gestação da minha gata?

Vitor lembra que cada gestação é única. “É importante ressaltar que nenhuma medicação deve ser administrada durante a gestação sem a indicação de um médico veterinário que esteja a par da situação do animal”, finaliza.

Quer saber mais sobre o comportamento dos animais? Siga Vitor no Instagram, aqui!

Redatora.