'Me varre que não quero casar': Cachorro que adora ser varrido 'atrapalha' faxina e vira sucesso online

Por
em Humor

Para muitos cães, puxar a vassoura é quase como um convite para um duelo. Mas com Ted, um vira-lata pretinho de Valparaíso de Goiás, a história é bem diferente.

O barulho das cerdas no chão é praticamente um convite para um momento de carinho. E a internauta Ju Lima fez questão de ‘expor’ o comportamento engraçado do cão.

Nas imagens, um homem tentava fazer a faxina normalmente, até Ted aparecer, deitar bem na frente da vassoura e exigir uma boa varridinha nos pelos.

“Eu já vi de tudo nessa vida, mas cachorro que gosta de ser varrido é a primeira vez”, escreveu Ju, se divertindo com a cena.

Com a legenda “Eu não paro de rir desse cachorro”, o vídeo já soma mais de 383 mil visualizações no TikTok.

A cena rendeu muitas risadas e comentários bem-humorados.

“Ele ‘me varra que eu não quero casar’”, brincou um internauta, fazendo alusão à velha superstição sobre varrer os pés de alguém.
“Ele tipo ‘me penteia, mãe’”, brincou outro.
“Os 5 minutos pra varrer a casa virando 10 minutos toda vez”, comentou um terceiro.

Pets que amam vassouras

E o comportamento de Ted está longe de ser único. Nos comentários, diversos tutores compartilharam que seus pets também têm uma relação curiosa com vassouras.

“Eu tive que comprar uma vassoura só pra eles aqui em casa, eles adoram”, contou uma seguidora. “O meu gato também gosta”, disse outro.

Aliás, gatos parecem ter uma predileção particular por esse tipo de “carinho”.

No TikTok, dezenas de vídeos mostram gatos correndo até a vassoura, como é o caso de Barth, que se posiciona no chão como quem diz “pode começar, estou pronto”.

E o gato da Bruna Guarilha, que se estica no piso todo relaxado enquanto é varrido:

Até mesmo o Bob, pet do influencer Rafael Maidl, “queria ser um tapete”.

E se os gatos têm essa relação com a vassoura, alguns cães foram ainda além: desenvolveram uma paixão pelo… aspirador de pó! Isso mesmo.

Sebastian, o cachorro da internauta Gabriela Tenari, por exemplo, é medroso com quase tudo, menos com o barulho do aspirador. Afinal, para ele, aquilo significa massagem gratuita. Ele até se posiciona no sofá para ser “aspirado” nos mínimos detalhes.

Varrer é bom, mas escovar é ainda melhor

Embora seja divertido ver cães e gatos curtindo esses momentos com itens de limpeza, a escovação com escovas próprias continua sendo uma das práticas mais recomendadas para a saúde dos pets.

E ainda é um tipo de carinho para muitos deles.

Segundo o portal Jollyes, escovar os cães regularmente ajuda a distribuir os óleos naturais da pele, mantém a pelagem hidratada, evita nós, reduz a queda de pelos e remove sujeiras e resíduos.

Além disso, essa prática estimula a circulação sanguínea e pode ser uma forma de massagem relaxante.

E, ao contrário do que alguns pensam, a escovação é indicada e benéfica para todos os cães, inclusive os de pelo curto.

Mas e se o cão não gosta de ser escovado?

De acordo com o portal Borrow My Doggy, muitos cães que rejeitam a escova o fazem por desconforto físico ou más experiências.

Por isso, o primeiro passo é verificar se há problemas de pele, dores nas articulações ou se o tipo de escova utilizada é o mais adequado para o tipo de pelagem.

Depois disso, vem a parte do treinamento e tudo começa com uma boa associação.

A ideia é fazer com que o cão associe a escova a algo positivo, como petiscos, brinquedos ou elogios.

Apresente a escova

No início, é importante deixar a escova no ambiente para que o cão a conheça sozinho. Colocar petiscos ao redor pode ajudar a aumentar o interesse.

Quando ele estiver confortável, o próximo passo é encostar a escova levemente no corpo, sempre com muita calma e reforços positivos.

No tempo dele

Nada de forçar ou segurar o pet à força.

Sessões curtas, diárias e tranquilas funcionam melhor do que tentativas longas e estressantes uma vez por semana.

Aos poucos, o cão vai se acostumando com o toque e até passando a gostar da rotina.

Para os cães que têm nós na pelagem, o cuidado precisa ser ainda maior. Nunca puxe os nós. Em vez disso, use sprays desembaraçantes e escovas mais suaves.

Se for necessário, procure um profissional para lidar com emaranhados mais complexos.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.