8 fatos interessantes sobre a raça labrador retriever

Por
em Dicas

Por quase 30 anos consecutivos, os labradores retrievers foram considerados os cães mais populares da América do Norte, e é fácil entender por quê.

Esses cães descontraídos, afetuosos e enérgicos são adequados para toda a família, tanto no conforto do sofá como no campo. O nome da raça é enganoso, pois eles não vêm dos Labradores, mas dos Terra-Nova (Newfoundland), décadas atrás, quando os ingleses começaram a treiná-los e padronizá-los.

Abaixo, separamos 8 curiosidades listadas pelo site AKC sobre a raça. Confira!

1. Os labradores adoram água

Na verdade, eles foram ‘feitos’ para isso! Sua cauda grossa (às vezes chamada de "cauda de lontra") é usada como um leme poderoso, seus pés palmados os ajudam a nadar rápido e seus ‘casacos de pele’ grossos e impermeáveis ​​os mantêm felizes mesmo em água fria, como nos lagos gelados de Terra Nova, onde foram primeiramente criados.

Todas essas características tornam os labradores retrievers fortes competidores em provas de mergulho caninas.

2. Exímios cães de raça

Os labradores retrievers caçavam patos na Inglaterra no século XIX. Hoje, eles são excelentes companheiros de caça em múltiplos ambientes, incluindo florestas, campos abertos e regiões aquáticas.

3. Cães do tipo ‘faz-tudo’

Graças à sua inteligência, vontade de agradar e disposição para trabalhar duro, os labradores são cães de trabalho inestimáveis ​​em uma variedade de nicho, como serviço, cinoterapia, busca e resgate e até farejamento.

4. Estoque quase infinito de energia

Embora sejam famosos por serem descontraídos, os labradores foram feitos para correr, nadar e trabalhar. Aqueles que não recebem muitos exercícios, incluindo pelo menos uma caminhada longa e rápida por dia, podem acabar exibindo comportamentos destrutivos, como mastigar objetos pela casa ou fugir do quintal.

5. Adestramento altamente recomendável

Esses cães são tão fortes e cheios de energia que o treinamento e a socialização adequados são essenciais desde a mais tenra idade.

Começar a adestrá-los ainda filhotes é altamente recomendável.

6. Três cores pra você: amarelo (dourado), preto e chocolate (marrom).

E cá entre nós, a cor pouco importa: eles são lindos de qualquer jeito!

7. Cães esportivos altamente versáteis

Com sua inteligência característica, obediência e vontade de agradar, os Labradores se destacam em uma variedade de esportes caninos. Além de mergulho em docas e testes de caça, eles tendem a ter um desempenho muito bom em corrida, rally e testes de obediência.

8. A cor não é uma indicação de caráter

Alguns afirmam que os Labradores amarelos são os mais preguiçosos da raça, enquanto os Labradores pretos são os melhores caçadores, mas nenhuma dessas afirmações é apoiada pela ciência.

Assim como as pessoas, cada cão é diferente, e alguns criadores desenvolvem suas crias por suas habilidades no campo, enquanto outros se preocupam mais com a conformação ao padrão da raça. No entanto, nenhuma dessas diferenças depende diretamente da cor do cão.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.